Posts em Destaque

NeoBuxNeobux Conheça o NeoBux, O melhor PTC do Mundo

Leia Mais

WikiLeaks

WikiLeaksSaiba mais sobre o que pode se tornar a primeira guerra da informação.

Leia Mais

Doodle

In Doodle God We Trust Conheça o jogo onde você pode dar uma de Deus e fazer os elementos da terra.

Jogar

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

0
O cracker mais famoso do mundo - Kevin Mitnick

O termo Hacker ou White Hat originalmente remete aos estudiosos da informática e de sistemas eletrônicos que têm como objetivo alterá-los em algum aspecto, não necessariamente agindo de maneira criminosa ou visando prejudicar alguém. Desta forma, grandes desenvolvedores de hardware e software no mundo da informática são considerados hackers, como Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, e Linus Torvalds, criador do sistema operacional Linux. O grande problema é que a grande mídia denegriu o termo, como comumente faz com diversos outros.

Mas e os caras maus?
Você deve estar se perguntando então quem são os hackers na maneira que sempre nos disseram, aqueles caras maus que invadem o computador de todo mundo e fazem a maior bagunça em órgãos e sistemas praticamente inacessíveis. A este tipo de pessoa se dá o nome de cracker, que significa “quebrador”, ou aquele que quebra, desmancha.

O cracker mais famoso do mundo
Considerado pelos EUA como o maior cracker de sua história, Kevin Mitnick começou suas trapaças ao burlar o sistema de cartão de ônibus, conseguindo passagens gratuitamente. Depois passou a desmantelar redes telefônicas e finalmente entrou no, na época, recém mundo da informática para continuar com seus crimes.
Anos depois, o cracker passou a viajar pelos Estados Unidos sempre em busca de novos computadores e sistemas para invadir, desafios  que instigavam suas habilidades e perturbavam a ordem nacional. Nessa época, ele invadiu computadores, corporações, redes e ainda desmantelou a segurança de alguns departamentos importantes do governo americano e diversas grandes empresas da área.
Aos 32 anos ele foi preso por 1 ano, ele invadiu e roubou softwares do DEC(Digital Equipment Corporation). Após sair da prisão ele viajou ilegalmente para Israel para encontrar com seus "amigos" crackers. Em 1994Tsutomu Shimomura um grande especialista em segurança do Centro Nacional de Supercomputacão em San Diego.
Durante suas férias, seu computador pessoal - que estava conectado via Internet com aquele centro - fora invadido. Além disso, em 27 de dezembro daquele ano, uma pessoa deixou uma mensagem na caixa postal do telefone de Shimomura. Tsutomu Shimomura, com sua reputação técnica abalada, preparou uma armadilha para Mitnick. Em primeiro lugar, colocou a mensagem da secretária eletrônica na Internet, tornado-a pública. Ele imaginou que, dessa forma, Kevin entraria novamente em contato.
Algum tempo depois, uma outra mensagem atribuída a Mitnick foi deixada na caixa postal de Tsutomu Shimomura. Ela dizia mais ou menos o seguinte: " Ah Tsutomu, meu discípulo aprendiz. Você pôs minha voz na Internet. Estou muito desgostoso com isso ".
Com o FBI acionado e com a colaboração da National Security Agency, o computador de Shimomura passou a ser monitorado 24 horas por dia em busca de qualquer indício de invasão na tentativa de pegar Mitinik . Da mesma forma, o seu telefone passou a ser rastreado.
Algum tempo depois, uma outra mensagem atribuída a Mitnick foi deixada na caixa postal de Shimomura.
Essa ligação foi rastreada e em 15 de fevereiro de 1995, as autoridades com a colaboração de técnicos da Sprint Cellular concluíram que o suspeito estava operando na Carolina do Norte. Com scanners de freqüência, eles verificaram um sinal suspeito vindo de um edifício de apartamentos em Players Court. Com uma ordem judicial, Kevin foi finalmente preso.
Liberdade longe dos computadores - após cinco anos preso, Kevin Mitnick foi libertado em 2000 com a condição de manter-se longe de computadores, celulares e telefones portáteis pelo período de três anos.
Atualmente, passado o período em que deveria manter-se longe dos computadores, Kevin Mitnick escreve livros e artigos sobre segurança de informações, profere palestras em diversos países e trabalha como consultor em segurança de sistemas.

0 comentários:

Postar um comentário